top of page

5S na Prática a bordo!


ree

O programa 5S encontra-se em evidência em diferentes seguimentos da industria, fazer um curso online sobre o assunto ou estar familiarizado com o mesmo destaca sua imagem perante as empresas e recrutadores.

Vamos falar de 5S na prática!!!

O programa 5S encontra-se em evidência em diferentes seguimentos da indústria, fazer um curso online sobre o assunto ou estar familiarizado com o mesmo destaca sua imagem perante as empresas e recrutadores.



Vamos falar de 5S na prática!!!


O programa Cinco Sensos (5S) visa combater perdas e desperdícios e preservar nossa saúde e segurança, afinal, este é o objetivo de todos, né? O 5S teve origem na década de 50 no Japão após a segunda guerra mundial, com intuito de reorganizar o país.


Com a ajuda dessa cultura 5S podemos aperfeiçoar nosso espaço de trabalho com um ambiente de qualidade, organizado e limpo, pronto para qualquer modificação que ocorra.


Os cinco sensos foram traduzidos para a língua portuguesa com a seguinte identidade: Senso de utilização e descarte, Senso de organização, Senso de ordenação e arrumação (limpeza), Senso de saúde e higiene e Senso de autodisciplina.


E na prática? como fica?


Vamos imaginar o 5S Na prática?



ree

Aplicando o Senso de Utilização nós separamos o necessário do desnecessário, assim nós "limparemos a área" que muita das vezes é limitada, facilitando nossa movimentação e desobstruindo compartimentos, salas e demais espaços, reaproveitamos materiais que não eram aproveitados (que muitas das vezes ficam perdidos em ambientes desorganizados), em oficinas deixamos sempre ferramentas em seus locais corretos, aumentando a vida útil delas. No local de trabalho deixamos apenas aquilo que será manuseado, guardando o resto em seus devidos lugares, viabilizando maior espaço no local de trabalho e tendo um ambiente mais organizado e seguro, reduzindo acidentes.


Aplicando o Senso de Organização a bordo nós ganhamos tempo tornando fácil a localização dos materiais e evitando compras desnecessárias de algo que já temos e não encontramos pela falta de organização, definimos os locais adequados com as formas corretas para guardar os materiais necessários, assim também diminuímos o nosso tempo de movimentação e reduzimos o cansaço físico, podemos usar para organizar nossos materiais nomenclaturas com cores vivas para identificação, frases curtas e até desenhos para uma melhor identificação.


Aplicando o Senso de Limpeza a bordo nós vamos manter um ambiente limpo e organizado, com uma boa saúde e boa qualidade de vida no local de trabalho, essa é uma função de cada um, principalmente a bordo, onde temos espaços particulares como camarotes e armários, na praça de máquinas, quando mantemos limpo nossos equipamentos, nós proporcionamos um tempo útil de uso maior, pois estará sendo utilizado de forma correta, e quando se elimina a sujeira no setor de trabalho, deixamos uma boa impressão do local, gerando um sentimento de satisfação maior.


Aplicando o Senso da Saúde a bordo nós zelamos pelas boas condições físicas e de saúde do local de trabalho, mantendo nossas máquinas e ferramentas com suas devidas proteções e utilizando nosso EPI corretamente conforme matriz de utilização. É importante ter sempre a mentalidade do correto e ajudar as pessoas a evitar erros operacionais, como fazemos na nova ferramenta "Guardião WS", com o Senso da Saúde nós criamos condições que favoreçam à saúde física, mental e emocional, a partir de práticas de higiene, administrando problemas e conflitos emocionais e expulsando os maus sentimentos, pois sabemos que a vida à bordo não é fácil, este é o senso mais importante de todos nós a bordo.


No Senso de Autodisciplina nós temos que consolidar os princípios básicos dos sensos anteriores, ou seja, a utilização, a organização, a limpeza e a saúde. Ter o senso de autodisciplina é desenvolver o hábito de observar as diretrizes e atendê-las, incorporando essa cultura em nosso dia a dia e tornando esse hábito como um modo de vida, sendo assim devemos cumprir com as ordens estabelecidas pela empresa e pelos gestores de bordo, cumprir os padrões técnicos e éticos, obtendo melhoria contínua no ambiente organizacional como um todo.


No final podemos sempre fazer nossa autoavaliação vendo o que ficou bom, o que podemos melhorar, o que está longe do ideal e o que está no caminho certo, e traçar nosso plano de ação com toda a equipe de bordo.

Uma dica interessante é definir um dia da semana para trabalhar o 5S a bordo, para manter ele incorporado no dia a dia e massificar essa cultura a bordo, não vamos lembrar do 5S apenas em campanhas, DDS ou informes, vamos trazer para o nosso dia a dia, escrever 5S "bem grande" em nossos murais, criar lembretes para dedicar um tempo para essas boas práticas e seguir nessa boa empreitada!



Comentários


bottom of page