top of page

Bomba de diafragma - Uma bombinha que "safa"​ muito a bordo!

Atualizado: 4 de jun. de 2020



A bomba de diafragma é um tipo de bomba onde a pressão é gerada por duas membranas flexíveis.

O funcionamento da bomba de diafragma está baseado fundamentalmente na ação conjunta de quatro elementos:

  • Um par de diafragmas

  • Um eixo que os une

  • Uma válvula distribuidora de ar

  • Quatro válvulas de esfera.




Como Funciona?


O movimento alternativo dos diafragmas gera a sucção e a impulsão do produto através das válvulas. Este movimento é produzido por ar comprimido, o qual é distribuído de um diafragma a outro pela válvula de ar.


Uma vez conectado o ar comprimido, a válvula distribuidora o enviará a parte posterior de um dos diafragmas (da direita no gráfico), fazendo que o mesmo se afaste do centro da bomba. Já que ambos os diafragmas se encontram unidos pelo eixo, no mesmo movimento o diafragma da esquerda se verá atraído para o centro da bomba, gerando uma depressão na câmara de líquido e expulsando ao exterior o ar que se encontrava em sua parte posterior.


Dada a diferença de pressões entre a câmara de líquido e o exterior, o produto a bombear ingressa ao equipamento abrindo a válvula de esfera (mostrada na imagem abaixo). Quando o eixo chega ao final de seu curso, a válvula distribuidora muda o sentido do fluxo de ar, enviando-o à parte posterior do diafragma do outro lado da bomba (neste caso o da esquerda).



Porque?


A partir deste momento, ambos os diafragmas e o eixo efetuam um trajeto inverso ao anterior, produzindo o esvaziamento da câmara de líquido esquerda e gerando o vácuo na da direita (as válvulas de esfera que estavam abertas se fecham e vice-versa, devido à mudança de sentido do fluxo). Este ciclo se repete indefinidamente enquanto conectado ao subministro de ar.




Dica de Maquinista: Utilize sempre uma especie de filtro tipo cesto na mangueira ou rede de aspiração, para evitar que partículas sólidas (sujeira de pocetos ou dala) faça o equipamento parar de funcionar.



Comments


bottom of page