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Como a Realidade Virtual está sendo usada para negócios de sucesso


A Realidade Virtual é uma realidade e se aproxima cada vez mais do consumidor através de óculos VR portáteis. Já as empresas estão abraçando intensamente as oportunidades criadas por essa incrível tecnologia. Isso não é surpreendente, dadas as possibilidades que cria para libertar as nossas mentes dos grilhões físicos do nosso corpo e permitindo-nos “ver” em lugares que só existem no mundo digital.


Muitos processos que são realizados no mundo físico, desde atendimento ao cliente até marketing, finanças, RH e produção, pode ser simulado em realidade virtual. Em geral, as tarefas que podem ser executadas podem ser divididas em uma das duas categorias, que são treinamento ou aplicação prática.


Para fins de treinamento, a Realidade Virtual oferece o potencial de mergulhar em qualquer situação que possa ser simulada em um computador. Visuais cada vez mais fotorrealistas “enganam” nosso cérebro a acreditar, em diferentes graus, que o que estamos vendo é real, permitindo-nos monitorar e aprender com nossas interações. Um ótimo exemplo são os sistemas de treinamento para falar em público que foram desenvolvidos usando a tecnologia, como o VirtualSpeech da Oculus.


Quanto às aplicações práticas, elas são virtualmente ilimitadas, os fatores-chave são o potencial para capacitar humanos a realizar tarefas sem estarem presentes e as possibilidades de modelagem e interação com simulações de objetos do mundo real que não seriam viáveis em Vida real.



Prototipagem e design


Nos negócios de manufatura e produção, a Realidade Virtual permite que cada característica de uma peça, processo ou mecanismo seja simulada e testada. O desempenho ou a confiabilidade podem ser testados e examinados sob qualquer condição, de maneira muito mais econômica, rápida e segura. Claro, geralmente há custos iniciais de plataformas e ferramentas. Mas, cada vez mais, é provável que sejam mitigados pela chegada da VR como serviço.


Milhões podem ser salvos eliminando a necessidade de construir protótipos de trabalho em escala real, realizando a exploração inicial de ideias em VR. Hoje, isso é usado no projeto de aeronaves, com a Boeing e a Airbus usando extensivamente espaços digitais simulados para projetar e testar novos recursos e modelos.


Realidade Virtual e seus clientes


A VR oferece a todas as empresas a oportunidade de repensar como se apresentam e se envolvem com seus clientes. Como ferramentas de marketing e atendimento ao cliente, a VR abre novas possibilidades para a apresentação de produtos e serviços. Mais adiante, é provável que se torne uma fonte de informações exclusivamente útil sobre o comportamento do cliente. Isso ocorre porque quando alguém está interagindo com você em um mundo virtual e digital, uma enorme quantidade de dados fica disponível sobre como eles agem, reagem e interagem.




Prototipagem e design


Nos negócios de manufatura e produção, a Realidade Virtual permite que cada característica de uma peça, processo ou mecanismo seja simulada e testada. O desempenho ou a confiabilidade podem ser testados e examinados sob qualquer condição, de maneira muito mais econômica, rápida e segura. Claro, geralmente há custos iniciais de plataformas e ferramentas. Mas, cada vez mais, é provável que sejam mitigados pela chegada da VR como serviço.


Milhões podem ser salvos eliminando a necessidade de construir protótipos de trabalho em escala real, realizando a exploração inicial de ideias em VR. Hoje, isso é usado no projeto de aeronaves, com a Boeing e a Airbus usando extensivamente espaços digitais simulados para projetar e testar novos recursos e modelos.



Realidade Virtual e seus clientes


A VR oferece a todas as empresas a oportunidade de repensar como se apresentam e se envolvem com seus clientes. Como ferramentas de marketing e atendimento ao cliente, a VR abre novas possibilidades para a apresentação de produtos e serviços. Mais adiante, é provável que se torne uma fonte de informações exclusivamente útil sobre o comportamento do cliente. Isso ocorre porque quando alguém está interagindo com você em um mundo virtual e digital, uma e norme quantidade de dados fica disponível sobre como eles agem, reagem e interagem.


Se um cliente quiser experimentar seu novo carro, mobília ou utensílio de cozinha, a VR permitirá que ele o faça sem sair de casa.


É claro que os showrooms do mundo real provavelmente permanecerão como parte do cenário do marketing por algum tempo, já que para muitos produtos haverá um ponto em que os consumidores querem ver e sentir o produto físico.


Mas, para a pesquisa de mercado em estágio inicial e a obtenção rápida de uma visão geral da faixa de produtos de uma marca, a VR oferecerá cada vez mais uma alternativa conveniente.


Treinamento em mundos virtuais


A vantagem mais aparente do treinamento em VR é que, quando as coisas dão errado, você simplesmente tem que apertar o botão de reset.


Isso já tem aplicações na área da saúde, onde os cirurgiões o utilizam para treinar na tomada de decisões de vida ou morte enquanto realizam operações complexas em crianças. Essa simulação vai até a digitalização e a criação de representações em 3D das enfermeiras reais com as quais os treinandos trabalharão, para que possam ver rostos familiares quando entrarem na sala de cirurgia da realidade real.



Os pilotos confiam em simuladores sofisticados há décadas. Mas as suítes de simulação do tamanho de um milhão de dólares estão começando a ser substituídas por soluções de VR mais econômicas e portáteis. O acesso melhorado a simuladores de última geração significa que, ao ganhar suas asas, os pilotos levarão os céus com muito mais horas simuladas de tempo de vôo em seus cintos.


Os professores agora têm a oportunidade de testar sua coragem contra uma classe de crianças indisciplinadas em uma sala de aula virtual. Além de ensaiar seus métodos de ensino, eles treinam para procurar comportamentos disruptivos, como os alunos que usam seus telefones durante as aulas.


Realidade Virtual como um serviço


Embora comparada a simulações tradicionais baseadas em salas, a VR representa um corte dramático nos custos, ainda pode haver despesas iniciais significativas. Isso é particularmente verdadeiro se suas necessidades de treinamento exigirem simulações sob medida para serem codificadas e ambientes projetados do zero.


Para atender a essa necessidade, estamos começando a ver o surgimento de empresas que fornecem serviços prontos, de suítes de VR adaptadas a ferramentas de construção do mundo.


As agências de marketing que se prepararam para criar experiências virtuais e interativas para empresas e marcas também se enquadram nessa categoria e provavelmente desempenharão um papel cada vez mais proeminente no cenário de marketing do futuro próximo.


O futuro


É certo que a tecnologia de Realidade Virtual continuará a melhorar, trazendo nossas experiências em mundos virtuais mais estreitamente em alinhamento com aquelas no mundo real. Avanços recentes que podem ter um impacto generalizado incluem o surgimento da tecnologia de rastreamento do globo ocular, o que nos permite interagir e ativar aspectos de uma simulação apenas observando-os. Mais adiante, experimentos já estão sendo feitos com a interação da atividade das ondas cerebrais, potencialmente nos permitindo alterar nosso ambiente apenas pelo pensamento.


Graças a tudo isso, é provável que quantidades cada vez maiores de nossas vidas comerciais sejam conduzidas em realidade virtual com o passar do tempo.



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