TPM - Manutenção Produtiva Total
- Bruno Conceição da Silva
- 3 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Manutenção Produtiva Total (TPM) é um programa de manutenção que envolve um novo conceito para a manutenção de fábricas e equipamentos. O objetivo do programa TPM é aumentar consideravelmente a produção e, ao mesmo tempo, a moral dos funcionários e sua satisfação no trabalho.
O TPM coloca ênfase na manutenção como uma parte necessária e vitalmente importante dos negócios. Não é mais considerada uma atividade sem fins lucrativos. O tempo de parada para manutenção é agendado como parte da rotina de fabricação e, em alguns casos, como parte integrante do processo de fabricação.
O objetivo é baixar ao mínimo as manutenções de emergência e não agendadas.
O TPM foi introduzido para atingir os seguintes objetivos:
Evitar desperdícios em um ambiente econômico que está mudando rapidamente.
Produzir bens sem reduzir a qualidade do produto.
Reduzir custos.
Produzir uma pequena quantidade de lote o mais cedo possível.
Evitar defeitos de fabricação nos bens enviados aos consumidores.
TPM - Breve Histórico
A manutenção preventiva teve sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Japão em 1950. Até então, a indústria japonesa trabalhava apenas com o conceito de manutenção corretiva, após a falha da máquina ou equipamento. Isso representava um custo e um obstáculo para a melhoria de qualidade.
Na busca de maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.
Objetivos Gerais

Os Pilares da TPM

Pilares da TPM
I. Melhorias Específica:
Introduzir melhorias específicas ou individuais nas máquinas, visando elevar o desempenho;
Estabelecer atividades voltadas à eliminação das seis grandes perdas de um processo produtivo.
II. Manutenção autônoma:
Estruturar e realizar manutenção autônoma, onde cada pessoa é responsável pela manutenção do equipamento que opera.
III. Manutenção planejada:
Estruturar atividades de manutenção visando elevar a disponibilidade do equipamento.
IV. Treinamento e Educação:
Capacitação técnica e busca por novas habilidades tanto para os elementos da produção quanto da manutenção.
V. Controle inicial:
Estabelecer um sistema de controle já na fase inicial de operação do equipamento.
VI. Manutenção da qualidade:
Operar os equipamentos de maneira a não provocar defeitos de qualidade nos produtos.
VII. Administração:
Estabelecer sistemática para promoção da eficiência operacional nos departamentos administrativos da organização.
VIII. Segurança, saúde e meio-ambiente:
Estabelecer sistemas de segurança, saúde e de preservação do meio-ambiente.
Implantação em Doze Etapas
A estratégia de implantação da TPM prevê doze etapas, distribuídas em quatro fases, conforme demonstrado na tabela abaixo

Considerações Gerais
Atualmente, com o aumento da concorrência na indústria, o TPM pode ser a única coisa que separa o sucesso do fracasso total de algumas empresas. Ele demonstrou ser um programa que funciona, e que pode ser adaptado para funcionar não apenas em fábricas industriais, mas também em construção, manutenção de edifícios, transporte, e demais segmentos.
Os funcionários devem ser treinados e convencidos de que o TPM não é apenas outro "programa do mês" e que a gerência está totalmente comprometida com o programa e com o prazo prolongado necessário para a implementação completa. Se todos os envolvidos em um programa TPM fizerem a sua parte, pode-se esperar uma taxa de retorno excepcionalmente alta aos recursos investidos.
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