Você já fez uma recomendação no LinkedIn?
- Bruno Conceição da Silva
- 5 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Qualquer profissional ou estudante já trabalhou ou estudou com colegas, gestores e professores ou professoras que teríamos o prazer de recomendar no LinkedIn.
Estamos vivendo um período de "pandemia" em que problemas econômicos estão surgindo, deixando como consequência grandes profissionais sem seus postos de trabalho, e os colaboradores que estão ativos estão precisando dar mais que 100% para entregar resultados maiores e mostrar que são fundamentais em suas atividades - Chegou a hora de reconhecer esses profissionais!
Muitas perguntas surgem quando você abre o perfil da pessoa que quer recomendar, como exemplo: "A recomendação deve ser direta ao ponto e curta?", "O que escrever para destacar o perfil profissional da pessoa?", "Será que tenho que ser mais formal ou mais natural?", "Como não perder a espontaneidade?".
A fim de lhe ajudar a responder essas perguntas, eu resolvi destacar alguns pontos que colaboram com esta ação simples, porém muito altruísta.

Comece impactando
As primeiras palavras costumam prender mais a atenção de quem está acessando o perfil da pessoa recomendada, fazendo com que elas queiram ler mais, e até acessar o seu perfil para lhe conhecer melhor.
Evite clichês e termos genéricos como "um dos melhores profissionais", "um dos meus colegas favoritos" ou "É um profissional muito bom". A frase deve resumir a essência da pessoa no âmbito profissional. Essa primeira linha vai mostrar que a pessoa que você está recomendando é alguém impressionante.
Veja alguns exemplos legais:
"É muito raro encontrar talentos como o Robson."
"Poucas pessoas têm a oportunidade de se reportar a um gerente que também é um ótimo mentor"
Destaque o ponto forte com palavras impactantes, como "comprometido", "proativo", "qualificado", "produtivo", "criativo", "inovador", "responsável", "competente", "promissor", entre outros tantos adjetivos.

Descreva o seu relacionamento profissional
É muito importante mostrar que a sua recomendação tem fundamentos e não é aleatória, mostrando que você está qualificado para recomendar a pessoa, mesmo que por meio de relacionamentos profissionais remotos, por exemplo, você pode recomendar uma pessoa que lhe presta um excelente atendimento retomo, como um fornecedor ou outro que nunca teve um contato físico, ou então um colega pessoal de trabalho ou de projeto que você admira.
Dar ao leitor algum contexto sobre como você conhece a pessoa, incluindo sua relação de trabalho é um grande adendo a sua recomendação.
Veja exemplos:
"Tive o prazer de trabalhar com André por cinco anos na Petrobrás, colaborando em diversos projetos".
"Andréia tem preenchido com habilidade o papel de gerente de marketing da minha empresa".
"Contratei os serviços de mentoria da Edna depois de ver seu portfólio online, e ela conseguiu desenvolver a minha carreira e o meu perfil profissional desde então".

Destaque ao menos uma habilidade
Você recomenda alguém porque admira a pessoa, então há uma atração natural a escrever palavras como "inteligente", "talentoso", "organizado", entre outros, mas é importante destacar qualidades mais pontuais e específicas. Pense em algo que essa pessoa faz melhor do que qualquer outra, o que gera realmente um destaque.
Veja alguns exemplos:
"Fiquei impressionado com a capacidade que a Helena tem ao lidar com mudanças de uma forma tão natural".
"Eu sempre admirei a capacidade criativa da Cláudia à frende das demandas da empresa, ela consegue lidar com problemas de forma inovadora.
"A capacidade de Ricardo em conduzir as cerimônias Sprint Planning, Daily Meeting, Sprint Review e Sprint Retrospective fazem a diferença em nossa equipe".
Adicione um toque pessoal
As soft skills e habilidades do futuro tem ganhado grande destaque e peso na hora da contratação, então ao contratar alguém, a empresa não espera apenas que o profissional seja bom na função pretendida, mas também seja uma pessoa agradável de se trabalhar, então adicionar esse toque pessoal é a cereja do bolo em sua recomendação.
Veja Exemplos
"Ahh, e ela garantiu a motivação em nossas videoconferências com a cordialidade, companheirismo e entusiasmo de sempre!"
"Vanessa sempre garante o clima de união à bordo, o sentimento de que todos nós somos um time!"
Conclusão
A recomendação não precisa (e não deve) ser muito grande, mas você pode mesclar esses toques pessoais e profissionais a sua resenha, podendo até utilizar frases de motivação e deixar sua marca pessoal na recomendação.
Como eu falei anteriormente, essa recomendação fica de forma permanente exposta no perfil de seu colega reconhecido, então uma boa recomendação vai fazer com que os visitantes do perfil do recomendado fiquem curiosos em saber quem você é, visitando também o seu perfil e até firmando parcerias futuras e novas networking.
Bons ventos a todos e toda máquina a vante!
Comments