Comunicação a bordo
- Bruno Conceição da Silva
- 3 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

A comunicação, entre duas ou mais pessoas, é o mecanismo através do qual existem e se desenvolvem as relações humanas, isto é, pode dizer-se que é o intercâmbio de informação entre pessoas.
O termo “comunicação” deriva do latim “communicare” que significa pôr em comum, associar, entrar em relação, estabelecer laços, tornar comum, partilhar.
É um fenômeno espontâneo e natural que se usa sem se dar conta e que esconde um processo mais complexo, que envolve a troca de informações e utiliza sistemas simbólicos como suporte. Neste processo estão envolvidas uma infinidade de formas de comunicar, muitas delas são utilizadas a bordo.

Não se pode falar em segurança marítima sem abordar as questões da comunicação a bordo, pois, para um fácil entendimento e compreensão das operações em situações de emergência, sejam elas de que tipo forem, é fundamental que a comunicação a bordo seja boa.
Barreiras à comunicação humana
Para que uma mensagem seja bem recebida é necessário a ausência de barreiras que impeçam a compreensão da mesma.
As barreiras ocorrem na comunicação quando o interlocutor lê e ouve, de acordo com:
O que lhe interessa – o que coincide com suas opiniões, crenças, valores e experiências.
O seu egocentrismo – que impede de se enxergar o ponto de vista do outro. Liderança autocrática, egocêntrica, negligente.
A percepção do outro – influenciada por preconceitos e estereótipos: vendedor, branco, negro, amarelo, mulher, criança, idoso, judeu, japonês, evangélico, católico, espírita, político, rico, pobre, etc.
Competição – quando um corta a palavra do outro, sem nem sequer ouvir o que ele está a dizer; quer apenas fazer-se ouvir. É um “diálogo de surdos”, em que ninguém ouve ninguém.
Frustração – impede a pessoa de ouvir e entender o que está sendo dito.
Excesso de trabalho.
Inibição – do receptor em relação ao emissor, e vice-versa.
Quando a comunicação se estabelece mal ou não se realiza, pode ter ocorrido:
FILTRAGENS – Quando a mensagem é recebida apenas em parte. A comunicação existe, mas é filtrada pelo interlocutor ou por algum outro agente e provoca mal-entendido. Ouve apenas o que quer ouvir. O resto filtra, não deixa passar.
RUÍDOS – Não é o barulho externo que impede de ouvir. É a comunicação entre duas pessoas ou em grupo. Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada.
BLOQUEIO – Quando a mensagem não é captada e a comunicação entre duas pessoas é interrompida. São barreiras psicológicas, muros de vergonha e zonas de silêncio entre os interlocutores, que não querem tocar em determinados assuntos. Qualquer que seja a duração de um bloqueio, ele perturba a percepção que a pessoa tem de si própria e dos outros.
Os bloqueios, as filtragens e os ruídos costumam provocar ressentimentos, os quais podem durar longo tempo, criando inimizades.
Bons Ventos a todos e toda máquina a vante!
Comments