top of page

Você já testou suas habilidades no LinkedIn?

Ter um bom perfil no LinkedIn pode ser decisivo para atrair os recrutadores, então falar de LinkedIn é sempre positivo.

O recurso não é uma novidade, já que foi lançado em setembro de 2019 pela rede social profissional LinkedIn, permitindo que os usuários realizem testes rápidos de múltipla escolha referentes às capacidades profissionais relacionadas ao seu perfil.



A ideia é boa para os recrutadores, que podem ter uma maior confiabilidade nas habilidades listadas nos perfis dos candidatos, além de ser boa para o usuário do LinkedIn, que reforça a sua capacitação profissional por meio de comprovação de conhecimento.





De acordo com o LinkedIn, membros que completaram as avaliações de habilidade tiveram probabilidade 30% maior de encontrar empregos do que membros que não o fizeram.

Esses testes medem o conhecimento em áreas específicas e, se for aprovado, você recebe um selo de "aprovado em avaliação do LinkedIn" que pode ser aplicado à página do perfil na rede e potencialmente transmitido para recrutadores que procuram pessoas com tais habilidades.


Os recursos do LinkedIn são todos interligados, por exemplo, se você faz o teste sobre Microsoft Excel e não obtém sucesso, o linkedIn indica os cursos necessários dentro da sua plataforma de treinamento, que é o LinkedIn Learning, para você rever o conteúdo e tentar novamente (após 3 meses) refazer o teste sobre o mesmo assunto. Outro detalhe interessante é que o selo de aprovado fica disponível e destacado para o recrutador quando você se candidata a uma vaga de emprego via LinkedIn.



E como funciona este teste?


O LinkedIn informa que o recurso ainda está em fase de testes, então novos testes e melhorias estão sendo adicionados periodicamente, e a rede social também diz que o recurso não está acessível a todos os usuários do LinkedIn.




Uma avaliação típica consiste em 15 questões de múltipla escolha e cada questão testa pelo menos um conceito ou subcompetência sobre o tema escolhido. As perguntas são cronometradas e devem ser concluídas em uma única sessão, ou seja, você não pode "pausar" o teste ou desistir para realizar posteriormente. O tempo para responder cada questão é 1 minuto e 30 segundos e os testes estão disponíveis apenas em inglês, então você precisa pensar rápido e estar familiarizado com o inglês para ter mais chances de superar o desafio.


As avaliações de competências do LinkedIn são produzidas por especialistas e líderes no assunto da comunidade do LinkedIn Learning, com vasta experiência na geração de conteúdo para exames e certificação, então a base do teste está realmente na plataforma de treinamentos online do LinkedIn.


Eu, Bruno Silva, já passei em 6 avaliações de competências do LinkedIn sem precisar realizar os cursos específicos no LinkedIn Learning, então se você tem uma base no assunto que deseja certificar, pode acessar o teste com confiança que é possível obter sucesso!

Para acessar o teste basta ir até a área de competências do seu perfil na rede, em seguida basta clicar no botão "Fazer teste de competência".






Você precisa acertar 70% da prova, mas quando você passa no teste é apresentado o resultado genérico informando que você está entre os melhores 70%, a nota específica do teste não é apresentada, sendo assim você não sabe se gabaritou o teste ou se passou "no limite". Também será exibido um botão que permite expor o resultado em seu perfil na área de competências (skills):



Incluir habilidades específicas em seu perfil do LinkedIn é uma ótima maneira de mostrar suas habilidades para outros membros, como seus colegas, colegas, gerentes e até mesmo recrutadores. Vale lembrar que você só pode adicionar 50 competências em seu perfil, então caso você passe em mais de 50 avaliações do LinkedIn, será necessário escolher algumas para ficar de fora da sua página.


O teste tem validade de 01 ano, então o selo vai "desaparecer" de seu perfil se você não revalidar o teste.

O LinkedIn faz uma sugestão de testes com base no seu perfil, então é bem provável que você não encontre testes sobre assuntos aleatórios que você não expõe em seu perfil, ficando limitado a escolher uma avaliação dentre as sugeridas pela plataforma.



A maioria das avaliações são da área de tecnologia, abrangendo desde linguagens de codificação como C ++, passando por softwares de design como Adobe Photoshop, até ferramentas comerciais diárias como o Microsoft Excel, inclusive eu já vi por lá avaliações sobre metodologias ágeis, SEO, Microsoft Outlook, entre outros.


E para finalizar, eu digo que vale muito realizar as avaliações do LinkedIn e os cursos da plataforma LinkedIn Learning, pois você melhora o seu perfil, ampliar o conhecimento e se familiariza com os testes, já que as empresas podem solicitar o teste sobre alguma habilidade em vagas divulgadas pelo LinkedIn. Fique tranquilo que os resultados negativos não são exibidos em seu perfil.


Até o próximo artigo!!!!



Comments


bottom of page