Você já fez um planejamento estratégico para sua vida e carreira?
- Bruno Conceição da Silva
- 3 de jun. de 2020
- 3 min de leitura
O Planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que faz com que as empresas consigam prever oportunidades e ameaças, definindo também o rumo das atividades a serem realizadas.

Este modelo também pode ser adaptado e utilizado como um plano de vida, se tornando uma espécie de planejamento estratégico individual e pessoal.
O planejamento vai encaminhar ações que estão alinhadas com as suas realizações nos campos pessoais e profissionais, ajudando também no desenvolvimento do autoconhecimento, que podemos fazer através de uma autoanálise sincera.
Neste modelo de estratégia pessoal, é importante responder perguntas chave, como exemplo: Onde eu estou hoje? Onde eu quero chegar? O que posso e devo fazer para atingir meus objetivos?
Busque seus propósitos, objetivos de carreira e vamos nessa!
Tudo começa com uma análise dos nossos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, ou seja, uma análise SWOT, antecedendo o nosso plano de ação.

Uma das principais dificuldades é realizar a autoanálise sincera antes de iniciar a jornada de planejamento estratégico individual, então, temos que assegurar alguns pontos, como ser 100% honesto e estar receptivos a mudanças, afinal, “não tem como manter os mesmos hábitos e esperar resultados diferentes”.
Os pontos fortes, quando identificados, sempre trará vantagens competitivas para a carreira de qualquer pessoa, porém os pontos fracos são mais difíceis de serem aceitos ou identificados.
Esse caminho de autoconhecimento é o primeiro e grande passo para esse plano estratégico, então alcance com sinceridade esta etapa, podendo utilizar recursos como leituras, cursos, coaching, e até conversas francas com as pessoas próximas.
Eu falei sobre o modelo SWOT, então vamos lá!
O SWOT é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios para contrastar em uma matriz o ambiente interno e externo. Esta ferramenta-conceito nos estimula a concentrar-se em nossos pontos fortes, reconhecer nossas fraquezas, agarrar as oportunidades que aparece em nossa jornada e proteger-se contra as ameaças, que são as situações que podem inviabilizar o alcance dos nossos objetivos.
A Análise SWOT pode ser visualizada na seguinte estrutura e deve ser aplicada para a sua autoanálise:

Para definir nossos pontos fortes, podemos levar em consideração as nossas habilidades (Soft kills, Hard Skills), como exemplo, capacidade de comunicação, organização, empatia, criatividade, espírito empreendedor, perfil inovador, resiliência, facilidade em lidar com mudanças, entre outras.
Devemos relacionar também os pontos fracos, sendo fundamental ser sincero. Alguns exemplos de possíveis pontos fracos são falta de paciência, falta de organização, falta de planejamento, indisciplina, incapacidade de gerenciar o tempo, falta de clareza ao expressar opiniões, resistência a novas tendências, tecnologias e inovações, preguiça, desânimo, falta de motivação, falta de disciplina operacional, desinteresse em adquirir conhecimento, por ai vai...
No âmbito das ameaças e oportunidades, temos que analisar os fatores que não estão em nosso controle, pela necessidade de se manter preparado e qualificado para oportunidades atuais e futuras.
Para listar as oportunidades, é importante pensar em tudo que pode influenciar de forma positiva a sua carreira, como exemplo, estar alinhado ao nosso ambiente organizacional, ficar atento as tendências tecnológicas e inovações, manter-se atualizado em sua área de atuação, por meio de artigos, workshops, convenções, seminários e palestras.
Em contrapartida, ameaça é qualquer outra situação que possa inviabilizar você de alcançar os objetivos. Esse tipo de evento você não pode controlar, mas é muito importante listar para que, caso aconteça, seja possível minimizar os danos e estar preparado para transpor estes desafios.
Um exemplo de ameaça pode ser uma mudança de legislação, fazendo com que você seja obrigado a atualizar alguma competência, certificação ou curso, para manter-se habilitado em sua atividade, isso é muito comum no meio marítimo, onde novas exigências são cobradas por meio de Convenções Internacionais e da própria Autoridade Marítima Brasileira.
Plano de Ação!
Essa é a hora que começar a se mexer rumo ao sucesso de seus objetivos!
O seu plano de ação tem que ser específico, ou seja, baseado nas suas ambições e objetivos., e também precisa ser mensurável, com ações e prazos. Defina metas curto e longo prazo e faça um plano específico para um ano.
Nessa etapa, você pode até montar uma planilha para o seu planejamento estratégico, monitorar indicadores e acompanhar a evolução do seu projeto.
Assim como no Plano Estratégico Empresarial, o seu planejamento pessoal não é fixo e você pode fazer alterações e melhorias para que ele se mantenha sempre atualizado. Cada nova conquista e realização deve ser celebrada pois isso mostra que está progredindo.
Para finalizar, quero dizer que o entusiasmo é a maior força para atingir seus objetivos, e o entusiasmo é movido pelo sonho, pelo desejo e pela vontade de vencer!
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez... "Jean Cocteau"
Comments