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Ética no trabalho

Conheça o quanto é importante ter ética no trabalho e as principais características dessa qualidade.

Ética é o conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana dentro da sociedade. Ela é fundamental para que o equilíbrio seja mantido em qualquer ambiente de convívio, mas ganha ainda mais importância quando esse é o ambiente de trabalho.


As empresas seguem os preceitos éticos estabelecidos pela sociedade, assim eles são aplicados em suas regras internas, direcionando para o bom funcionamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos para criar um bom relacionamento entre toda equipe.


São essenciais para esse processo que as instituições possuam valores, os quais devem ser bem definidos e divulgados para serem praticados pelos colaboradores, além de promover um ambiente interno saudável e propício para a manutenção da ética.


Os profissionais têm papel fundamental na garantia da ética das empresas, não somente pelos valores promovidos pela instituição, mas principalmente pelos seus próprios valores.


A realidade de nossa sociedade hoje, infelizmente, reflete uma falta generalizada de valores éticos, especialmente em determinados segmentos de mercado, o que interfere na credibilidade e, o que é pior, nos resultados das empresas.

Trabalhar em empresas que preservam e promovem a ética faz com que os colaboradores desenvolvam o sentimento de pertencer a algo muito maior, que efetivamente geram mudança social.


Muitas empresas possuem canais de ética, como na BCS Consultoria, estes canais são portais exclusivos para o envio de denúncias relacionadas a comportamentos, fraudes e corrupção, melhorando também a transparência e a imagem da empresa perante os Stakeholders.


A ética no trabalho pode ser apresentada com diversos pontos da empresa, tais como:


RESPONSABILIDADE, que é o fato de assumir efetivamente os compromissos;

INTEGRIDADE, que é fazer exatamente o que deve ser feito sem qualquer desvio de comportamento;

RETIDÃO, que é a manutenção de seus princípios e valores independentemente do cenário em que se está inserido;

MERITOCRACIA, que trata-se do reconhecimento por meio dos resultados e não por afinidade pessoal;

RESPEITO à diversidade e ao processo como um todo. É preciso cuidar para que os clientes sejam atendidos conforme suas expectativas, e isso deve envolver também a qualidade do trabalho do outro, do trabalho em equipe.


VALORIZE E CULTIVE SEMPRE A CULTURA ÉTICA EM SUA EMPRESA



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