Relacionamento interpessoal - Como desenvolver e seus limites!
- Bruno Conceição da Silva

- 4 de jul. de 2019
- 3 min de leitura

A relação interpessoal representa uma conexão estabelecida por um grupo de pessoas. No mundo corporativo, cada uma dessas características contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos trabalhos apresentados.
Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipe.
Conheça os 5 pontos mais significativos e melhore ainda mais os seus objetivos profissionais.
Autoconhecimento
Esse pilar é um facilitador de questões emocionais, pois conhecer a si mesmo nos faz analisar o impacto que causamos nos outros, e a sabermos quais as características que nos incomodam e, assim encontrar formas para lidar com elas.
Empatia
É a capacidade de se colocar no lugar do outro, na prática, empatia é nada mais que entender, tentar compreender o que passa na mente do próximo. É a análise de determinada situação pela perspectiva de alguém que está envolvida nessa mesma situação que você.
Assertividade
É a capacidade de nos comunicarmos de maneira clara, franca, direta e acima de tudo respeitosa. Com essa aptidão é possível desenvolver relacionamentos saudáveis.
Cordialidade
Gentileza, simpatia e solicitude é ter cordialidade com as pessoas. Mostrar cortesia pelo próximo, pela sua equipe e por todos com quem você tem um relacionamento é ser cordial.
Ética
Ética é o conjunto de princípios e valores morais que norteiam a conduta humana dentro da sociedade. As empresas seguem os preceitos éticos estabelecidos pela sociedade, assim eles são aplicados em suas regras internas, direcionando para o bom funcionamento dos processos de trabalho, alcance de metas e objetivos para criar um bom relacionamento entre toda a empresa.
Como desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho?
Desenvolva sua comunicação
Ter uma boa comunicação é essencial, já que é vital saber passar uma mensagem clara aos colegas. Aprenda a adaptar seu discurso ao público a que ele se dirige, para que seja melhor compreendido.
Utilize linguagens não verbais para reiterar sua fala, tais como olhar no olho do interlocutor, concordar com o que ele diz movendo a cabeça, sorrir quando o objeto da conversa estiver à contento.
Escute com interesse
Sempre que alguém lhe procurar para dar uma ideia ou tirar uma dúvida, pare o que está fazendo e foque apenas no indivíduo à sua frente ou ao telefone. Esteja aberto para as informações que as outras pessoas lhe passam e mostre que você as valoriza.
Fale um pouco de si mesmo
É importante para aqueles ao seu redor que eles o conheçam um pouco mais. Como vocês passam várias horas do dia trabalhando juntos, é importante que você exponha algumas das suas opiniões, histórias de vida, experiências.
Se adapte às diferenças
Personalidades e pessoas diferentes podem contribuir de diversas formas no ambiente profissional. Saiba respeitar essas diferenças e extraia o que cada indivíduo tem de melhor. Mesmo quando lidamos com alguém que não nos agrada, é preciso ser tolerante e paciente para que o relacionamento interpessoal no trabalho não seja prejudicado.

Há limites no relacionamento interpessoal no trabalho?
Como vimos, saber se relacionar bem no trabalho é uma das habilidades mais valorizadas atualmente no universo corporativo. Entretanto, é preciso ter cuidado para não extrapolar nos relacionamentos, pois isso pode prejudicar o seu desempenho ao invés de produzir resultados positivos.
Confira alguns limites que precisam ser mantidos no ambiente profissional:
Mantenha a formalidade
Dialogue nas horas certas
Fuja da “rádio corredor”
Exercite sua inteligência emocional
Seja prestativo, mas não exagere e se torne intrusivo
Dialogue ao invés de discutir
Dessa forma, é preciso saber encontrar o equilíbrio para manter um bom relacionamento interpessoal no trabalho e crescer na sua carreira profissional!
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